quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal

Reunida em sessão extraordinária, a Assembleia Municipal de Ovar aprovou, no passado dia 21 de Dezembro, dois importantes documentos: a Carta Desportiva do Concelho de Ovar e o Protocolo de pré-adesão à empresa Águas da Região de Aveiro, S.A.

Carta Desportiva do Concelho de Ovar
A Carta Desportiva será uma importante ferramenta de gestão e planeamento das políticas municipais em matéria de desporto. De facto, este documento apresenta o diagnóstico dos equipamentos desportivos existentes no concelho, caracteriza o movimento associativo vocacionado para a promoção da prática desportiva, e equaciona o planeamento do parque desportivo do município.
Do documento, aprovado unanimemente por todos os partidos representados na Assembleia Municipal, conclui-se que o concelho de Ovar se encontra bem servido ao nível de equipamentos desportivos sendo, no entanto, sugerida a construção de alguns, a requalificação de outros já existentes e o abatimento de determinadas estruturas. Segundo o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Ovar, Dr. Vítor Ferreira, será indispensável estabelecer protocolos com as Escolas a fim de rentabilizar os pavilhões gimnodesportivos existentes nos vários estabelecimentos de ensino, dinamizando a sua utilização ao fim-de-semana e nas férias escolares.

Adesão às Águas da Região de Aveiro
Por outro lado, a aprovação (com 18 votos a favor do PS, CDS e dos 2 Presidentes de Junta do PSD e 10 votos contra do PSD, BE e CDU) do protocolo que expressa a intenção do Município de aderir à empresa Águas da Região de Aveiro, S.A. (AdRA) é um passo muito importante para assegurar o investimento necessário à expansão e renovação das redes de água e saneamento no concelho.
Segundo o Presidente da Câmara, Dr. Manuel Alves de Oliveira, esta parceria irá permitir que toda a população do concelho tenha acesso à rede de saneamento. Note-se que, actualmente, grande parte dos habitantes das freguesias de Arada, Maceda, São João, São Vicente de Pereira e Válega ainda não têm acesso à rede pública de saneamento. Esta situação afecta ainda algumas zonas das freguesias de Cortegaça, Esmoriz e Ovar. A AdRa será, assim, a entidade responsável pela gestão dos sistemas de água da Região de Aveiro, resultando de uma parceria pública entre o Estado e os Municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.

1 comentário:

  1. Bom trabalho Frederico.
    Acompanhar os trabalhos da Assembleia dá este resultado, de carácter informativo/formativo.
    Já agora, percebe-se porque é que os Senhores Presidentes de Junta do PSD votaram
    favorávelmente a adesão às Águas da Região de Aveiro, contráriamente à posição do seu Grupo Municipal. É que a responsabilidade pela gestão efectiva da coisa pública fala mais alto que o mero exercício da retórica política.
    Eles querem as infraestruturas nas suas freguesias, que de outro modo ficavam nas intenções.
    José F. Lino

    ResponderEliminar