segunda-feira, 22 de novembro de 2010

JS de Ovar Promoveu Tertúlia Comemorativa do Centenário da República

No ano em que se celebra o centenário da Implantação da República Portuguesa, a Juventude Socialista de Ovar não pôde deixar de se associar às comemorações de um acontecimento que tanta importância teve na construção do Estado Social de Direito em que hoje vivemos.

Assim, no passado dia 12 de Novembro, a Concelhia de Ovar da Juventude Socialista organizou uma tertúlia subordinada aos temas Os Movimentos Republicanos em Ovar e A Actualidade dos Valores Republicanos. Com esta actividade pretendemos debater e analisar os ideais que estiveram na origem dos movimentos republicanos portugueses do início do século XX e a sua adequação à sociedade actual.


Note-se que este debate, que decorreu num dos mais nobres espaços da Cidade de Ovar – o Bar do Centro de Arte – contou com a participação de Hélder J. de Pinho Almeida (Mestre em História, Professor e Investigador), João Silva (Presidente da Federação de Aveiro da JS), Luís Magalhães Alves (Presidente da Concelhia de Ovar do PS), Manuel Malícia (Presidente da Assembleia Municipal de Ovar) e Manuel Alves de Oliveira (Presidente da Câmara Municipal de Ovar).

A moderação esteve a cargo do Coordenador Concelhio da JS, Frederico de Sousa Lemos, e da Coordenadora-Adjunta, Diana Ferreira.

Na sua intervenção de abertura, o Coordenador Concelhio da JS destacou que a República exige o melhor de nós: exige a nossa entrega, a nossa participação, o nosso estudo e a nossa reflexão. De facto, discutir os valores e os ideais republicanos com rigor, imparcialidade e pluralismo, enaltecendo as suas virtudes e contribuindo para o seu melhoramento através do reconhecimento das suas falhas, é a melhor forma de engrandecermos o projecto republicano.


Realça-se também a boa adesão da população a esta iniciativa, que contou com a presença de mais de 50 pessoas, que proporcionaram um bom debate.

A República representou uma vitória da cidadania: mas o bom exercício da cidadania implica a participação de todos. Continuemos a agir, pela República!

Sem comentários:

Enviar um comentário