O actual Governo tem levado a cabo várias mudanças na gestão dos estabelecimentos de ensino, sendo uma das mais contestadas a retirada da representação dos alunos nos Conselhos Pedagógicos das Escolas Básicas e Secundárias. O Núcleo de Estudantes Socialistas do Concelho de Ovar critica veemente esta posição, atentatória dos direitos dos estudantes, e fortemente prejudicial ao debate interno democrático e representativo nas escolas.
É fundamental o envolvimento dos alunos no seu meio escolar e que estes tomem desde cedo responsabilidades e participem na tomada de decisões que os afectam directamente. A representação dos alunos nos órgãos de gestão tem, assim, um papel essencial nesta tarefa ao dar a oportunidade de transmitir a visão e ideias dos alunos a toda a comunidade escolar. Desta forma, a representação estudantil pode até ser considerada como o primeiro momento de participação política dos jovens e como um meio de complementar a sua formação cívica.
Por outro lado, esta representação contribui para a democracia dentro das nossas escolas, já que se procura que toda a comunidade escolar participe na definição das orientações de gestão da Escola. Com esta decisão do Governo, isto deixará de acontecer, passando os professores a terem maior liberdade para tomarem decisões que dizem directamente respeito aos alunos sem que estes tenham uma palavra a dizer.
Não conseguimos, assim, compreender qualquer virtude nesta decisão, que afastará os alunos dos processos de tomada de decisão dentro da sua escola, retirará a oportunidade de estes demonstrarem o seu valor e as suas opiniões.
Sem comentários:
Enviar um comentário